Artista plástico carioca (31/10/1895-15/2/1961). Um dos mais importantes representantes da pintura modernista no Brasil, destaca-se pelo conteúdo social de sua obra. Ainda na infância se muda com a família para Belém do Pará e, aos 6 anos, vai para a Suíça.
Clique em continuar lendo para prossiguir com a postagem. 


 Adolescente, abandona os estudos na Escola Politécnica de Zurique e inscreve-se na Escola de Artes e Ofícios de Genebra. Em 1917 faz sua primeira exposição, na galeria Wyss, em Berna. Fica amigo do pintor Hermann Kummerly, com quem começa a produzir xilogravuras, litografias, desenhos e aquarelas.

Volta ao Brasil em 1919 e, dois anos depois, expõe suas obras no Rio de Janeiro, sendo mal recebido pela crítica. Para ganhar a vida, passa a trabalhar como ilustrador de revistas como O Malho e Para Todos, além de fazer desenhos para inúmeros livros, como o romance Canaã, de Graça Aranha.
Apesar de não se engajar politicamente, sua obra retrata os aspectos mais críticos do Rio: os subúrbios, a morte, a pobreza. É premiado na 1ª Bienal de São Paulo, em 1951, e, no início da década de 60, na 2ª Bienal Interamericana, no México. Morre no Rio de Janeiro.
「Luis Cinaqui」 「Luis Cinaqui」 「Luis Cinaqui」

0 comentários:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

Tudo para design